Teoria Geral da Cretinologia


1. Preâmbulo Cretino
Outro dia estava na biblioteca da Universidade de Creta pesquisando alguns livros para a minha tese de doutorado em cretinologia, quando me deparei (sem Q) com um livro super empoeirado, amarelado e cheio de traças, no fundo de uma pilha de outros livros. Foi quando meu orientador, Sigmundo Fróda (sem Q), interveio e, me vendo com o tal livro na mão, fez uma verdadeira festa por eu ter encontrado O MESMO (sem Q), que O MESMO estava desaparecido há décadas; que era o exemplar original de uma das mais importantes obras da cretinologia, que era um marco da cretinologia etc etc...
Enfim, tratava-se da obra Teoria Geral da Cretinologia, do grego SÓCRETINS [“Σωiράτηs” em grego (Ilha de Creta, 480–388 a.C.)], um dos mais importantes ícones da tradição cretinológica ocidental, fundador da Escola Grega de Cretinologia e da própria Universidade de Creta.
Fiquei tão curioso em conhecer a tal obra que, em poucos dias, “devorei” (sem Q) A MESMA (sem Q), com auxílio do professor Sigmundo, que fala e lê grego arcaico.
Vou resumir aos nobres colegas do que se trata a teoria de SÓCRETINS.

2. Contexto histórico cretino
Na época de SÓCRETINS os gregos já se destacavam nas artes e na filosofia, inclusive na filosofia cretina, que veio a se estabelecer como “cretinologia” justamente com SÓCRETINS.
Como naquela época não tinha Internet nem Orkut, os gregos ficavam cretinizando ao ar livre, nos mercados e na acrópole.
Faziam entre eles grandes debates cretinológicos, e foi exatamente desses debates cretinos, formulados quase que espontaneamente, que SÓCRETINS percebeu que essas teorias continham sempre uma mesma”estrutura básica”, de dois tipos:
(i) ora as teorias eram meramente cretino-especulativas por parte da pessoa que as formulava, deixando a “explicação” para os demais debatedores;
(ii) ora as teorias, ao contrário, eram “conclusivas”, ou seja, eram explicadas pelo próprio teórico que as formulou, sem prejuízo dos demais debatedores também poderem “meter o bedelho” nas MESMAS.
Foi então, com base nessa observação, que SÓCRETINS formulou sua Teoria Geral da Cretinologia que, basicamente, não consiste em outra coisa senão em dar (sem Q) um conceito cretino para ”TEORIA CRETINA”!

3. ”Teoria Geral da Cretinologia” de SÓCRETINS
SÓCRETINS preconizou, assim, que as “TEORIAS CRETINAS” são divididas em duas espécies:

3.1 Teoria Cretina Afirmativa (ou Conclusiva)
- Conceito: Asseveração formulada por alguém por meio da qual se propõe a explicar ou a solucionar cretinamente e de forma conclusiva um dado fenômeno ou acontecimento real ou fictício, concreto ou abstrato.
- Estrutura-matriz: Teoria Cretina Afirmativa (TCA) -> Tema proposto (Tp) + Desenvolvimento cretino (Dc) = Conclusão cretina (Coc)

TCA -> Tp + Dc = Coc

3.2. Teoria Cretina Indagativa (ou Interrogativa)
- Conceito: Asseveração formulada por alguém por meio da qual se propõe a indagar cretinamente, de forma não conclusiva e aberta à discussão, um dado fenômeno ou acontecimento real ou fictício, concreto ou abstrato.
- Estrutura-matriz: Teoria Cretina Indagativa (TCI) -> [Tema proposto (Tp) + Concepção cretina (Cc)] = Questionamento cretino (Qc)

TCI -> [Tp + Cc] = Qc
 
4. Exemplos das espécies de “teorias cretinas” segundo a ”Teoria Geral da Cretinologia” de SÓCRETINS
O professor Sigmundo Fróda, de Creta, sugeriu os seguintes exemplos de teorias cretinas modernas para ilustrar a aplicação da teoria de SÓCRETINS:

4.1. Exemplos de “Teoria Cretina Afirmativa (ou Conclusiva)”
TCA -> Tp + Dc = Coc

1º) teoria para saber se sua amiga está te dando mole (Fred Carioca, 10/10/2005)
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=221878&tid=2424290579381828866

Quem nunca passou pela duvida torturante de saber se aquela grande amiga está dando mole?ou se apenas considera vc um amigaaaaaaçoo?eu pelo menos passei várias vezes por esse problema..e fazendo alguns experimentos elaborei uma teoria q pelo menos comigo ainda tem 100% de acerto..lá vai: (Tp)
quando vc encontra sua amiga e ela vem te dar um abraço..preste atenção no seguinte detalhe..se ela te abraça com as pernas distantes das suas..sem um contato na parte de baixo do corpo..não se sabe oq ela pensa de vc..masssss..se ela vem e te abraça, de tal forma q o corpo todo se toca no abraço..(Dc)
quer dizer q ela certamente ficaria com vc..(todas as vezes q prestei atenção nesse detalhe eu acertei) (Coc)

2º) Meu 2º Milhão (Alberto Chame, 20/05/2005)

Há tempos escrevi o livro "Como Ganhar meu 1° Milhão". Como podem imaginar, nele dava conselhos para se ficar rico.(Tp)
Parte do sucesso em atingir a meta dependia das vendas do próprio livro, e por isso não consegui atingi-la. (Dc)
Desisti do 1° e agora conto com a ajuda dos colegas teocretinos para elaborar o texto do meu novo livro, "Meu 2° Milhão". (Coc)

4.2. Exemplos de “Teoria Cretina Indagativa (ou Interrogativa)”
TCI -> [Tp + Cc] = Qc

1º) Japoneses (Marcos França, 12/03/2005)
http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs.aspx?cmm=221878&tid=8875970

Durante a minha infância eu vi a cidade de Tokyo ser destruída centenas de vezes por monstros gigantescos e terríveis. Não fosse o Ultra-Man e o Ultra-Seven creio que a cidade não existiria mais. [Tp + Cc]
Eu pergunto:
1) Pq os japoneses insistem em reconstruir a cidade sempre no mesmo lugar, já que sabem que aquela região do planeta é particularmente sujeita a monstros gigantescos e terríveis?
2) Pq aquela região do planeta é particularmente sujeita a monstros gigantescos e terríveis?
3) Como os japoneses conseguem reconstruir um cidade tão grande tão rápido? Eu cheguei a ver a cidade ser destuída duas vezes no mesmo dia...
4) Pq o Ultra-Seven sempre esperava acender a luz de emergência que ficava no peito (ou na testa, não lembro) para então acionar o dispositivo de energia extra e dar uma cacetada no monstro para acabar com ele de vez? Pq não apertava o raio do botão logo no início para poupar a cidade de ser inteiramente destruída?
5) Pq os desenhos japoneses sempre têm um olhão bem grandão? (Qc)

2º) O MESMO (Alfredo Scherer, 07/03/2005)

Quem mora em prédio deve viver angustiado, como eu: ao lado dos elevadores sempre tem uma plaquinha onde se lê: "Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra neste andar" [Tp + Cc]
Afinal, quem é O MESMO? Alguém aqui já o viu parado no andar? Eu, sempre que vou entrar num elevador, vasculho completamente o andar - já cheguei a tocar a campainha no vizinho para saber se O MESMO estava na casa dele, tomando uma cerveja, ou coisa semelhante. Porém, nunca encontrei O MESMO.... (Qc)

5. CAGA adota conceitos de SÓCRETINS como parâmetro para indicação de teorias no CRETiBEST

Por fim, vale observar que, após a “redescoberta” da teoria de SÓCRETINS, a CAGA está adotando os seus conceitos de “teorias cretinas” como “padrão” para que os cretinólogos que desejem concorrer neste CRETiBEST possam indicar suas teorias.
Assim, de acordo com recente comunicado da CAGA nesse sentido, ”Se a(s) teoria(s) do perfil for(em) dotada(s) (sem Q) das estruturas-matrizes de ambas as espécies de “teorias cretinas” propostas na “Teoria Geral da Cretinologia” de SÓCRETINS, ela(s) pode(m) ser(em) indicada(s) para concorrer ao CRETiBEST. Senão, qualquer outro post sem os atributos intrínsecos de ambos os tipos em questão de “teorias cretinas” estão FORA (sem Q) da disputa.”

(Teoria postada em 21/03/2009 na comunidade Teorias Cretinas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns "predestinados", segundo o Macaco Simão

Teoria da Louça Suja