Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2010

Validade da decisão do STF no Estadão

Imagem
Edição de 29/10/2010 do "Estado de S. Paulo", pg. A2, Fórum dos Leitores 

Moluscos

Imagem
Estão dizendo que a causa mortis de Paul, o polvo que acertou os resultados dos jogos da Copa, foi um susto que teve ao olhar as fotos de Dilma e Serra nos respectivos recipientes de comida. Paul, dessa vez, não conseguiu desvendar ao mundo o resultado. Agora consta que só sobrou um molusco famoso no mundo. Advinhe qual é! 

Valerá a decisão do STF sobre a Ficha Limpa?

Imagem
Porque o presidente Lula não governa até 31 de outubro, quando espera a vitória de sua pupila, o Supremo julgou de novo com um ministro a menos sobre parte da Lei da Ficha Limpa. Para não acusarem - de novo - o tribunal de não decidir diante de mais um empate (5 x 5), aplicou-se uma saída que consta como regimental: vale ainda para este ano, para o caso específico (Jader Barbalho) e por tabela para todos os análogos, a decisão do TSE de barrar candidaturas de políticos que tenham renunciado ao mandato para escapar de processos de cassação. A pergunta agora é: até quando valerá essa decisão? Pois Jader avisou que recorrerá novamente ao próprio Supremo e, quando o processo for colocado outra vez em pauta, passado 31 de outubro, provável que a Corte já conte com a presença do décimo primeiro ministro, que poderá fazer desvaler a decisão atual.   

Mude de vida!

Imagem
O nível e as promessas da campanha presidencial não estão muito diferentes da "campanha" anunciada na placa ao lado. Por exemplo, a probabilidade de Dilma erradicar a miséria no Brasil, como tem anunciado, equivale a alegação dessa tal "campanha" de fazer os mortos levantarem. 

Pancadaria

Imagem
É o que foi o debate na Record. Acho que a tática de ambos os candidatos de "bateu, levou" já deu o que tinha que dar, por mais que tivessem razão em seus ataques e defesas. Já vimos em eleições passadas que pancadaria não rende voto. Ao contrário, quem bate demais tende a perdê-los. Ainda assim, aguentei o embate até o final, próximo da 1h da matina. Deveria ter ido dormir.

Mais coelhinho assado...

Imagem
Lula mais uma vez ignora fatos e evidências e, num comício ontem à noite em Uberlândia, solta sua língua após esclarecido o episódio da agressão física praticada contra Serra por militantes petistas no Rio de Janeiro : "(...) Até um papelzinho que foi jogado na cabeça leva o cidadão a fazer tomografia". "É uma vergonha a farsa que tentaram jogar na cabeça do povo...” “...Tem muita gente pobre aqui que morre e não consegue fazer ultrassonografia e ressonância magnética". (Sobre a última pérola, seria o caso de indagar a Sua Excelência se o povo pobre não consegue fazer ultrassonografia e ressonância magnética por culpa dele mesmo, Lula, pela falência do Sistema Único de Saúde...)  Enquanto isso, a revista VEJA dessa semana prenuncia o próximo escândalo, oriundo diretamente das entranhas do governo: Dilma aparece como uma das principais solicitantes de dossiês.  Será mais uma farsa que a imprensa tenta jogar na cabeça do povo?

"Habeas Simiu" para Jimmy

Imagem
  Está marcado para novembro próximo o julgamento do "habeas corpus" (HC) impetrado em favor de Jimmy, um simpático chimpanzé de 26 anos que faz a alegria das crianças no zoológico de Niterói. Os autores da ação querem que Jimmy saia da clausura e vá viver em um espaço amplo e arborizado, em uma espécie de hotel de macacos no interior de São Paulo. Consta que esse é o segundo caso, no Brasil, de julgamento de "habeas corpus" proposto em favor de um primata. O primeiro ainda aguarda decisão final no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que já se pronunciou contra a medida, alegando que o remédio processual escolhido só se aplica a humanos. Achei mesmo curioso impetrar um HC, e não uma outra medida processual que a meu ver seria mais adequada, para libertar um macaco do cativeiro. A Constituição assim prevê o HC entre os direitos e garantias fundamentais: Art. 5º   Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasile

Lula assando coelhos no Estadão

Imagem
 Edição do "Estado de S. Paulo" de 23/10/2010, pg. A2, "Fórum dos Leitores"  

Lula: vá assar coelhos!

Imagem
A reta final da campanha presidencial descambou para a baixaria - bem, qual delas não descamba? Só que, não bastassem a verborragia e os escândalos usuais, chegou ao nível da agressão física direta a um dos pretendentes ao cargo maior da administração federal: Serra, em caminhada no Rio de Janeiro, foi atingido por um objeto sólido, apontado como um rolo de fita crepe, lançado por um militante simparizante da candidata oponente. O SBT tinha registrado uma cena anterior da caminhada, em que uma bolinha de papel acertou a careca do tucano; a Globo, no Jornal Nacional, mostrou uma filmagem de celular feita por um repórter mostrando o tal objeto sólido atingindo Serra, uns 15 minutos depois da bolinha de papel. Lula, cuja atividade preferida é a autopromoção (hoje substituída até o dia da eleição pela promoção de sua "pupila") e a exortação de pérolas e gafes em público, acusou Serra de mentir e de fazer teatro sobre o episódio. A questão não é se foi bolinha de papel ou rolo d

MP do sigilo fiscal. Para emperrar de vez a vida do contribuinte

Imagem
Por causa do estupro fiscal de dados sigilosos do imposto de renda de membros do PSDB e de familiares de José Serra, que veio à tona nessa campanha presidencial, Lula lançou uma medida provisória (MP nº 507/2010) "regulando" o "fornecimento de dados sigilosos" de contribuintes por "terceiros" (leia-se os advogados desses contribuintes, atuando em nome deles), e determinando que tal fornecimento de dados por terceiros somente pode ser feito agora por procuração por instrumento público. Em resumo, o que antes os advogados que atuam na área fiscal - como eu - faziam por simples procuração por instrumento particular em qualquer órgão fazendário federal (pedidos de certidões, protocolo de defesas administrativas etc), agora, na prática, por causa dessa MP, todo e qualquer pedido que o advogado, em nome do contribuinte interessado, fizer na Receita deverá ser por procuração pública, lavrada em cartório - ainda que o objeto do pedido não seja "sigiloso"

Conversando com Marina

Imagem
Marina confirmou que Serra e Dilma ligaram para ela para cumprimentá-la pelo bom desemprenho no primeiro turno. Pelo o que ouvi no rádio, segundo Marina, ambos disseram também que gostariam de "conversar" com ela. Fico imaginando qual seria o assunto! 

Marina "em cima do muro"?

Imagem
Quinze dias para decidir quem apoiar (Dilma ou Serra) é muito tempo! Marina deveria ficar  como os tucanos nessa eleição (e não com os tucanos, embora eu assim preferisse), ou seja, "em cima do muro", e dessa maneira seria coerente com ela mesma e com o seu PV: Se por um lado ela é recém saída de vinte e tantos anos do PT e adora o Lula, por outro lado Dilma, com quem teve algumas rusgas quando era ministra do meio-ambiente, é persona non grata ;  se por um lado não parece ter afinidade com Serra, por outro lado vários figurões verdes já declararam que ficarão com o tucano. É esperar os tais dias para ver...    

Teoria para Ganharmos Todas as Copas!

Sou da opinião de que não é a seleção brasileira que piorou nos últimos anos; são as outras, principalmente as européias (Alemanha, Espanha, Holanda etc) que melhoraram e finalmente aprenderam a jogar futebol! E como isso foi possível? Pelo óbvio: graças à mania que o Brasil tem de exportar seus melhores jogadores para os times europeus. Ou seja, os alemães, holandeses, espanhóis etc aprenderam a jogar futebol direito graças aos jogadores brasileiros que foram e jogam lá o ano inteiro! Assim, minha teoria para acabar com essa "festa" (dos outros), restabelecer a dignidade do futebol brasileiro e nunca mais perdermos uma copa do mundo é simples: Basta a gente parar de vender nossos melhores jogadores para "eles" e mantê-los aqui, nos nossos clubes, jogando o seu melhor futebol. Assim, com o tempo os alemães, holandeses etc vão esquecer como se joga futebol "direito" e, logo, vão ser verdadeiras "desgraças" na copa do mundo, como fomos nesse an

Vale a pena ver de novo

Imagem
Estou revendo "Roque Santeiro" (1985-1986), de Dias Gomes, melhor novela de todos os tempos, nos tais 16 DVDs (51 horas!), lançados recentemente. É a primeira novela em DVD, que provavelmente a Globo resolveu lançar numa ofensiva à pirataria generalizada, que anuncia por aí vender a trama inteira (as 51 horas, pelas minhas contas, devem equivaler a um terço do que foi apresentado nos 200 e poucos capítulos) a preços camaradas. A versão digital oficial, cuja qualidade é indiscutível, não tem um preço tão camarada assim, mas acho que o "investimento" valeu a pena. Impossível não rir de tipos como o prefeito Florindo Abelha e até a Viúva Porcina, mas os imbatíveis mesmo são o Sinhozinho Malta (foto) e o Professor Astromar, o lobisomem.

Debates para presidente? Não se fazem mais como antigamente

Imagem
Ontem foi o último debate para presidente, na Globo. Os dois principais candidatos (Dilma e Serra) nem se dirigiram a palavra. Estratégia no mínimo estranha, como se não estivessem acontecendo "coisas" de ambos os lados, e como se o expectador não tivesse expectativa em saber, afinal, quais as "diferenças" e "semelhanças" entre os projetos dos dois líderes nas pesquisas. Marina aproveitou essa "deixa" e saiu-se bem, achei, e as ironias de Plínio perderam a graça. No geral, um debate muito morno. Saudades do tempo dos "desequilibrados"/"filhotes da ditadura"/"estupra mas não mata"...não acrescentavam em nada ao debate propriamente dito das idéias para governar o país, mas que os embates entre os concorrentes eram muito mais divertidos, eram!     

Para quê serve o título de eleitor?

Imagem
Até eleições passadas, o cidadão podia comparecer em sua seção eleitoral com um RG, carteira de motorista etc (documento oficial com foto) e conseguia votar. Ano passado uma lei - aprovada pelo PT - "burocratizou" o sistema e passou a exigir, para essas eleições, além do documento oficial com foto, o título de eleitor. Agora, em cima da hora, no vale-tudo tresloucado de eleger sua candidata, percebendo que poderia perder votos com essa exigência de dois documentos, o PT entrou com uma ADI no Supremo para voltar ao que era antes. Ontem o STF decidiu que o eleitor pode apresentar só o documento com foto, mas se apresentar só o título de eleitor, não vota. Por tudo isso há que se perguntar: para quê ainda serve o título eleitoral?