Super Horário da Aviação


As pesquisas de opinião feitas por esses institutos sempre indicam que os números apresentados têm uma "margem de erro", para mais ou para menos - ou seja, os números que eles apresentam não correspondem exatamente à realidade, mas refletem algo "aproximado" do real. 

Depois de ter passado a semana passada "mofando" em aeroportos do País, e isso porque o "caos aéreo" deu um tempo, todos os vôos que peguei saíram com atraso de mais de uma hora - e reparei que isso acontecia com todos os demais vôos. Ou seja: concluí que, mesmo sem "caos aéreo", não há vôo que saia exatamente no horário - todos eles saem com atraso. 

Pensado nisso, e fazendo uma analogia com a história dos institutos de pesquisas, teorizei o seguinte. 

Já que não há vôo que saia na hora marcada, e para não fazer o passageiro ficar perdendo tempo no aeroporto, por que as companhias aéreas não estabelecem o critério da "margem de erro" (em horas) para os seus vôos? 

Assim, por exemplo, uma empresa aérea venderia uma passagem da ponte aérea Rio-São Paulo do horário das 7h20m (sete horas e vinte minutos), com uma "margem de erro" de uma hora e meia (para mais, evidentemente). Como a "margem de erro", em se tratando de aviação brasileira, realmente corresponde à realidade, o sujeito saberia que seu vôo sairia apenas às 8h50m (oito horas e cinquenta minutos) e, com isso, chegaria com muito mais tranquilidade no aeroporto e não ia precisar ficar "mofando" na sala de embarque. 

Postada na Teorias Cretinas, em 03/12/2007

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