Toffoli toma posse no Supremo

O ex-Advogado Geral da União José Antonio Dias Toffoli está para tomar posse no STF.
Seu nome foi aprovado com folga no Senado, apesar das críticas de que (i) não cumpria o requisito constitucional do "notável saber jurídico" para aspirantes do posto, pois não tem mestrado nem doutorado e (ii) também não cumpria o outro requisito, o de "reputação ilibada", uma vez que fora condenado pela Justiça do Amapá a devolver uma bolada num processo por suposta concorrência ilegal para prestar serviços advocatícios àquele Estado.
Bobagem: a indicação ao posto, feita pelo Presidente da República, sempre foi política (sendo o STF um tribunal essencialmente político) e o Senado serve apenas como um "despachante". Nunca ninguém foi reprovado.
Mais do que as supostas não qualidades do aprovado, fiquemos atentos à postura que Toffoli, ex-advogado do PT e de Lula em campanhas presidenciais, terá a partir de agora no exercício do cargo, especialmente quando está em pauta dois casos de repercussão nacional: a extradição do terrorista e assassino italiano Cesare Battisti e o processo do Mensalão.
Especialmente no primeiro caso, Toffoli poderá decidir o jogo, já que o julgamento, que foi suspenso com pedido de vista do Ministro Marco Aurélio, está com votação "apertada".
É esperar para ver...












Ministro Joaquim Barbosa, relator do
proccesso do Mensalão

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Alguns "predestinados", segundo o Macaco Simão

Teoria da Louça Suja

Lula: vá assar coelhos!