Teoria para melhorar hábito de leitura
Apesar de nos últimos anos as pesquisas indicarem que os brasileiros estão lendo mais, a leitura ainda é hábito de poucos no Brasil.
E apesar da Internet, Orkut, Facebook, MSN e outras bobagens, as pesquisas apontam que o grande culpado por isso continua sendo a televisão.
Assim, minha teoria para melhorar o hábito de leitura dos brasileiros é simples:
No lugar de novelas, Faustão, Gugu, Xuxa, Hebe, Eliana, BBB e outras bobagens que dão audiência, as TVs poderiam "passar" os grandes clássicos da literatura na telinha, em todos os horários, para que todos os públicos sejam alcançados.
Exemplo:
O telespectador ligaria a TV às 21 horas, horário de Dom Casmurro, de Machado de Assis. Cada dia seria apresentado um capítulo do livro: as páginas seriam dispostas como aqueles créditos de final de filme, de baixo para cima, bem devagar, para que o expectador conseguisse ler. A emissora, se quiser, pode colocar um fundo musical que tiver a ver com a narrativa. O capítulo poderia ser reprisado em outro horário, na sessão Vale a Pena Ler de Novo...
Creio que essa solução reuniria o "útil ao agradável": "útil", por incentivar o pessoal a ler mais, e "agradável" pela leitura ser transmitida pela TV, já que o "povo" é vidrado numa "telinha".
Publicada na Teorias Cretinas, em 10/08/11
Comentários
Postar um comentário